Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O artista das cores


Com a câmera nas mãos, deu luz à paixão antiga: a fotografia.

Longe da redação, após visitar a exposição “Recortes Coloridos” no Shopping Itajoara, liguei para ele de um posto telefônico tão retrô que seria digno de Rodrigo Scandolara (Grau), autor das fotos que levei comigo da SG Arte Visual em forma de cartazes e espécies de cartões postais. Do telefone pesado e cinza, de dentro da cabine, confirmei a entrevista e minha ida à loja de Rodrigo, a Vintage Rouparia & Photoarte.

Andei castigada pelo sol e com os recortes coloridos ainda nas pupilas, em direção a Marechal Deodoro da Fonseca, rumo à casa de madeira de dois andares, onde encontraria o artista das cores. Novos recortes coloridos e texturas me preenchem os olhos na Vintage Rouparia & Photoarte. Do lustre que pendia gotas de cristal luminoso, da Marilyn Monroe de Andy Warhol no respiro da escada, dos quadros e das fotos dos Beatles e de John Lennon pelas paredes decoradas, dos papeis de parede e do sofá de veludo vermelho.

Fomos ao sótão para fugir da poluição sonora. Sentei em um banco de letras; ele em dois pufes enormes, entremeando fotos & imagens móbiles. Rodrigo, chapecoense, 26 anos, esboça passagens de sua trajetória pelo Direito. Escolha que não deu certo, já que sua tendência natural era mesmo a arte. Com a câmera nas mãos, deu luz à paixão antiga: a fotografia. Paixão embasada em estudo e curiosidade, praticada há mais ou menos quatro anos.

Em 28 de setembro, ele deu início à sua primeira exposição fotográfica. Convidado por Roberto Panarotto para acompanhar o projeto da Unocultural, Rodrigo passou o ano todo de 2010 fotografando ícones como Jorge Mautner, Júpiter Maçã e Wander Wildner. O último projeto do ano da Unocultural acabou sendo o trabalho do fotógrafo. Seu projeto se baseou em cores. Extraiu, de cada fotografia, a cor mais forte. “A proposta era fotografar os artistas fazendo o que eles gostam”, conta Rodrigo.

Com o gravador desligado, ele fala mais à vontade. Mostra seu conhecimento sobre maquinas fotográficas e relembra de quanto tempo faz que gosta de fotografar shows de rock. Mas, agora ele pretende seguir a sua carreira de fotógrafo de moda, elaborando catálogos, e se vê continuando o trabalho de direção de fotografia no cinema, algo que já tem feito na faculdade de Produção Audiovisual.

Quando e onde

Até o dia 7 de outubro, a exposição “Recortes Coloridos” fica na SG Arte Visual, no Shopping Itajoara. De 8 a 15 de outubro, as fotos de Rodrigo Scandolara (Grau) vão para o Celeiro Center.

Nenhum comentário: