Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Nas profundezas do subsolo

A peça “Memórias do Subsolo” foge do conceito tradicional. Espetáculo sério, que apresenta variações, próprias do ser humano.


Inspirado no texto de Fiódor Dostoievski, o espetáculo “Memórias do Subsolo”, inclui experiências dos atores e não somente aquelas sugeridas pelo texto, ou seja, permite a autonomia criadora. Faz parte da “Semana Ousada de Artes UFSC & UDESC”, desenvolvida em uma parceria com a Fundação Cultural de Chapecó.
É de autoria da atriz Inajá Neckel, que nesse momento se abstém da atuação e assume a direção da peça. Direcionado ao público adulto, se trata de um espetáculo mais sério, que apresenta as variações, próprias do ser humano. “A ideia de montar um Dostoievski me acompanhou a vida inteira. O primeiro espetáculo de teatro que mexeu comigo foi ‘Crime e Castigo’. Eu já tinha lido o livro. Era uma adolescente e fiquei louca. Disse: ‘eu quero fazer isso na minha vida’”, conta Inajá.
O escritor russo sempre acompanhou a atriz, que se apaixonou ainda mais pelos russos quando fazia o Bacharelado em Interpretação Teatral na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Chapecoense, aos 31 anos, agora conclui o mestrado, feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Uma grande crítica ao racionalismo, “Memórias do Subsolo” de Dostoievski pode dar a impressão de que existem vários personagens no texto. Porém, Ina explica que existe apenas um, que é o homem do subsolo. “O homem do subsolo é povoado por milhões de vozes, como nós também somos, esse turbilhão.” São nove atores em cena (nove vozes) que vivem numa catástrofe. Para quem espera por uma peça de teatro tradicional, é melhor abandonar logo essa esperança.
“Só não gostaria que as pessoas pensassem que estou montando Dostoievski. Eu não me atreveria. Respeito demais ele. Estou montando uma percepção de Dostoievski. Minha e dos meus atores.” Inajá não espera que entendam a literatura, mas a linguagem da cena, a percepção da ação do ator. “É uma construção poética, corpórea, essencialmente corpórea. Um trabalho físico, que nasce do físico e que chega a um outro nível.” Um espetáculo com base técnica, mas Ina esclarece que está dentro de uma técnica que faz a peça chegar além.
A diretora – que diz não se encaixar nos moldes formais de direção – se preocupa em encontrar uma sensibilidade comum, algo que tenta alcançar por meio dos personagens-ideias. Para ela, não há como controlar as percepções do público. “É muita pretensão do ator querer controlar o público. Não há controle. O ator pode ter domínio de si e só. É como se você quisesse que o público reagisse de tal modo, em um momento específico. Impossível, pretensioso demais.”
O grupo trabalhou de março a julho, três vezes por semana, três horas diárias. Agora, ensaiam duas vezes por semana, três horas por dia. “Eles compraram a minha ideia”, comenta. Alguns dos atores são iniciantes nas artes cênicas.
A peça faz parte de um processo que ainda não terminou. “A construção das cenas não nasce separada de todo esse processo de criação, de poética, de autonomia”, prossegue. “Em cada segundo que passa, não sei quantas células morrem em mim, morrem em você, morrem em todo mundo, e se não tivermos alguma coisa um pouco maior para nos apegar, nada funciona.”

(Publicado no Voz do Oeste em 22 de setembro de 2010)

Nenhum comentário: