Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Mais longe do que a vista possa alcançar

Palhaça Barrica irá participar do II Encontro de Palhaças de Brasília entre os dias 9 e 19 de dezembro, na mesma semana em que é comemorado o Dia do Palhaço: 10 de dezembro

Reconhecida e feliz. É assim que a nossa querida Palhaça Barrica se sente por participar do II Encontro de Palhaças de Brasília, entre os dias 9 e 19 de dezembro. Será na UnB (Universidade de Brasília) e na sala Matins Pena, do Teatro Nacional Claudio Santoro, na mesma semana em que é comemorado o Dia do Palhaço: 10 de dezembro.
“Para mim, é uma grande alegria saber que a Barrica pode me levar para mais longe do que a minha vista possa alcançar”, comenta a palhaça. “Ir para Brasília apresentar a Barrica para outros públicos, conhecer outras palhaças, trocar estas ideias, é muito enriquecedor”.
Barrica conheceu as organizadoras do encontro no Rio de Janeiro, quando participou do “Esse monte de mulher palhaça” – o terceiro do mundo com foco nas mulheres palhaças. Ela é a única palhaça chapecoense a fazer parte do evento, realizado a cada dois anos, que tem ênfase na palhaçaria feminina. Entretanto, nos chamados Cabarés, espetáculos em que há vários números diferentes, haverá espaço para homens.
O intuito do encontro é descobrir, conhecer, reunir e divulgar a palhaçaria feminina. Nele, irão participar palhaças de todo o Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Santa Catarina) e também uma palhaça da França. Barrica se apresentará em um Cabaré, com um número de Sidney Magal; e no Restaurante da UnB, com o solo “Poráguabaixo”, criado e atuado por ela e co-dirigido pela atriz e diretora chapecoense Inajá Neckel. Haverá oficinas de palhaças, lançamento de livro, saídas de rua e fóruns de discussão sobre a arte da palhaçaria feminina.
“No Rio, no ano passado, se criou A GRUPA – Rede de Palhaçaria Feminina. Essa rede visa levantar questionamentos sobre a atuação da mulher palhaça, já que durante muitos anos, quem dominou a cena, o picadeiro, foi o homem palhaço. Agora, de uns anos para cá, este movimento tem crescido e ganhado espaço. Discutiremos sobre esses assuntos. Não será só palhaçadas”, brinca Michelle Silveira da Silva, quem está por trás da Missiê Barrica.
Recentemente, Michelle criou o blog “Palhaçaria Feminina” <http://mulherespalhacas.blogspot.com>. “Ele está sendo bem procurado. Já tem palhaças chegando de vários lugares do país. É uma forma de garimpar as palhaças que ficam atuando perdidas pelo país a fora, longe de nós. Eu adoraria poder um dia fazer em Chapecó um encontro desses”, sonha Michelle, que, com seu humor, quebra qualquer preconceito e discriminação.

Um comentário:

Anna K. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.