Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

John Lennon: a paixão que sobrevive

















Após 30 anos da morte de John Lennon, o líder dos Beatles continua fazendo parte da vida de Paulo e do filho Paulinho, integrante das bandas Mister Magoo e Power Trio


Filho do vendedor de bananas Osvaldo – dono da primeira fruteira da cidade, onde fica hoje a Nostra Casa – Paulo Dorvalino Franzmann odiava ser chamado de “bananeiro”. Chegava a fingir que não era com ele quando ouvia o apelido por aí. Até que depois de um grande sucesso de Jorge Ben, regravado pelos Incríveis, “Vendedor de Bananas” (Olha a banana / Olha o bananeiro / Eu trago bananas prá vender / Bananas de todas qualidades / Quem vai querer), Paulo e seus amigos da banda The Jokers resolveram adotar o nome Os Bananas.
“Bananeiro”, hoje com 59 anos, nascido em 26 de julho de 1951 em Chapecó, era guitarrista e vocalista da banda “rebelde” chapecoense de rock Os Bananas, surgida em 1967. “Aquilo que a gente não gostava quando éramos bem jovens, virou a nossa marca”, conta o roqueiro. A banda durou aproximadamente cinco anos. Costumavam fazer covers de bandas que gostavam, inclusive dos Beatles. Faziam show-bailes, tocando por cinco horas a fio. “Era para curtir e para dançar. Uma banda de baile, com repertório grande”, comenta o ex-integrante de Os Bananas, que chegou a gravar algumas fitas K7 na época.
“Um ser totalmente estranho”, influenciado pela Jovem Guarda, Paulo, um garoto de cabelos compridos e roupas extravagantes, alvo de discriminação, preconceito e até violência na Chapecó dos anos 60 e 70, foi uma das maiores inspirações do filho Paulo Ricardo, o Paulinho, integrante das bandas Mister Magoo e Power Trio, nascido dias antes da morte de John Lennon (Liverpool, 9 de outubro de 1940 — Nova Iorque, 8 de dezembro de 1980) em 18 de novembro de 1980. “A nossa banda acabou bem antes dele nascer. Por um tempo, houve um silêncio. O violão, até ele ter uns 14, 15 anos, ficou guardado. De repente, ele descobriu o violão. Foi até um motivo para eu buscar o instrumento de novo.”
Fãs inveterados dos Beatles, principalmente de John Lennon e Paul MCcArtney, Paulo e a esposa Beatriz, casados há 40 anos – na época, ela com 15, ele com 19 –, embalavam Paulinho e a filha Lilian Paula ao som dos meninos de Liverpool. Os dois não entendem o silêncio com que os filhos são criados pelos pais de hoje. “O vinil ficava rodando o dia inteiro, com eles pequenininhos”, diz Paulo. “O ninar era ao som do Rock and Roll”, complementa Beatriz, recordando do tempo em que estava grávida de Paulinho, quando costumava ouvir Paul MCcArtney. “Paulo até fazia serenata para mim com as músicas do John Lennon!”, prossegue a esposa. Se conheceram na boate do Chapecoense: ele tocando, ela admirando. “Ele tinha uma outra namorada, mas eu olhei, olhei e olhei e ele ficou comigo.”
Beatles, banda formada em 1960, foi uma verdadeira explosão, na definição de Paulo. “Imagine, a gente, longe, aqui no interior, a dificuldade que havia para conseguir um disco. Sorte que tínhamos amigos que traziam de fora. Não havia a facilidade da internet. Essa facilidade que tem agora, de chegar em frente ao computador e de baixar tudo o que quiser. Para tocarmos as músicas na banda, tínhamos muita dificuldade, porque precisávamos ouvi-las várias e várias vezes para tirarmos a letra. Não tinha letra impressa. Mas, como a gente era fã e gostava muito, valia o esforço. Passávamos o vinil para a fita K7. Repetíamos cem vezes para entender a letra direitinho.”
Quando o casal soube da morte de John Lennon, foi um impacto muito grande. “A maneira como ocorreu foi chocante. Ele era novo ainda (40 anos), e saber da forma como ele morreu, justamente por um fã, alguém que dizia adora-lo, foi muito forte.”
Após 30 anos da morte de John Lennon, que teria hoje 70 anos, o líder dos Beatles continua fazendo parte da vida de Paulo. “Lennon era o mais rebelde. As letras dele eram mais fortes, mais políticas. A própria presença dele era forte, com o cabelo longo mantido durante muitos anos. O Paul tinha e tem uma linha mais comportada.”
Para “Bananeiro”, “um garoto do interior”, os Beatles e John Lennon representaram uma espécie de descoberta. “Ninguém me falou deles. O meio de comunicação que tínhamos era o rádio AM. Aquilo bateu no ouvido e marcou. Havia muita dificuldade para conseguir as músicas, que chegavam depois de muito tempo em Chapecó. Hoje, toda essa moçada tem influência, nós não tínhamos essa raiz do rock.”
Os discos de Paulo e Beatriz agora estão com Paulinho – que foi representar a família roqueira no show do Beatle Paul recentemente. Mas nem por isso o pai deixa de ouvir os ídolos (e ídolos dos ídolos: Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richard). Ouve no carro e baixa no computador suas músicas favoritas.
Quando morrer, Paulo quer como trilha sonora a música composta por Ben E. King, Jerry Leiber, Mike Stoller, “Stand By Me”, regravada pelo ídolo John Lennon. “É um som que vai ser preservado para sempre. Com 40, 50 anos da morte de Lennon, o som vai permanecer. Daqui 50 anos, ainda vão cantar e tocar Beatles e John Lennon.”

“When the night has come

And the land is dark

And the moon is the only light we'll see

No I won't be afraid, No I won't be afraid

Just as long as you stand, stand by me”


Nenhum comentário: