Pesquisar este blog

sábado, 14 de agosto de 2010

“A Sangue Frio”


A obra dessa semana é “A Sangue Frio” (In Cold Blood), que fez do autor, Truman Capote um escritor renomado. O livro, lançado em 1966, trata de um assassinato brutal que chocou a cidade de Holcomb, Kansas, Estados Unidos, ocorrido em 15 de novembro de 1959.
Quatro pessoas da mesma família, Clutter, (Herb, Bonnie, Nancy e Kenyon), foram mortas por dois assassinos, Dick e Perry, que estavam atrás de um suposto cofre na casa dos Clutter. Mesmo não havendo cofre, os dois resolveram eliminar a família, saindo da casa com poucos pertences.
De uma breve notícia lida em um jornal, o escritor se inspirou para escrever um artigo de revista que acabou virando uma obra árdua, que o marcaria até o fim da sua vida. Truman Capote acompanhou o caso de perto, tendo vivido por um tempo em Holcomb e convivido intimamente com os moradores da cidade e principalmente com os assassinos, para a elaboração de seu romance.
Há boatos que Capote, homossexual, teria se envolvido com um dos assassinos, Perry, o que fica claro no filme “Confidencial”, de 2006, elaborado com base em “A Sangue Frio” e na vida do escritor, chamado de “dona”, pelos moradores da pequena Holcomb, pelos seus trejeitos femininos.
A obra é caracterizada no estilo Jornalismo Literário e contém informações bastante apuradas, apresentação de dados, descrição dos ambientes, linguagem poética e figurada, com inserção de adjetivos e de aspectos subjetivos. “Uma voz que, embora macia, produzia cada palavra com decisão, soprava como rodela de fumaça saindo da boca de um pastor”.
Embora tenha sido escrito em terceira pessoa, não se notando a presença declarada do autor no decorrer do romance, o narrador parece opinar em alguns momentos. A literatura representa estar bem casada com o jornalismo nessa obra. Detalhista ao extremo, o autor utiliza diálogos, trechos de poemas e de músicas, o que enriquece a obra no sentido de aproximar o autor, os ambientes e os personagens do leitor.
"Só direi que não sou uma pessoa feliz. Só os imbecis ou os idiotas são felizes", disse certa vez Truman Capote ou Truman Streckfus Persons, escritor norte-americano, pioneiro do Jornalismo Literário, considerado o pai do romance de "não-ficção. Conhecido por sua língua afiada e pela imagem de escritor maldito, nasceu em Nova Orleans, em 30 de setembro de 1924 e morreu em Los Angeles, em 25 de agosto de 1984, por conta de seu vício por álcool e barbitúricos. Algumas de suas obras foram levadas para o cinema, como é o caso de “Bonequinha de Luxo”, de 1961.

(Publicado no Caderno Comportamento em 14 de agosto de 2010)

Nenhum comentário: