Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de março de 2011

Hoje tem cinema!

Ele tem quase a idade de Chapecó. Estudou pouco, teve vários problemas de visão, passou por câncer no pâncreas e no intestino, mas foi o responsável por vários empreendimentos “ideais”. O Perfil Empreendedor dessa semana é Vitorino Tomazelli. Honrando o sobrenome, conhecido na cidade, fez a sua parte.
Para Chapecó, trouxe a Sétima Arte, através de filmes italianos, do Elvis Presley, do Teixeirinha, sem contar os pornográficos, que ganhavam sessões noturnas. Na Getúlio, o cinema formava filas quilométricas. Isso tudo antes da televisão chegar à cidade, em um tempo que o cinema era a maior diversão do lugar.
A sessão está só começando. O trailer do longametragem de Vitorino, e da esposa Nelcy, está na página três do Gazeta da Manhã. Comprem suas pipocas e suas balas de hortelã, que o filme já vai começar. É importante estarem confortáveis nas suas poltronas e cuidarem com o lanterninha, que está pronto para atrapalhar! Eis o Perfil Empreendedor dessa semana: “Uma história de cinema ideal”. Nele, muita luta e muito amor, ingredientes que não podem faltar, nem em Hollywood, tampouco no Velho Oeste catarinense.
- Homem de negócios, cheio de empreendimentos que levaram a sua marca, Vitorino crê que é preciso ter vontade de progredir para seguir o seu caminho e também “ser honesto”, como complementa a esposa. E o princípio ideal? Segundo ele é o caráter. O caráter sem falhas é, para ele, um norte. Além disso, há um outro princípio que transparece nas suas atitudes carinhosas com a esposa. Qual será? “O amor. O amor não morre nunca”, lança o senhor que criou uma história digna de um longametragem oestino.
Nesse trailer, um pouquinho do homem de negócios que foi Vitorino e também sua história de amor com a segunda esposa, com quem casou depois dos 50. Com ela, nunca brigou. Muito menos ela com ele. Nelcy, sem jamais ser vista como a madrasta dos contos infantis, assumiu os oito filhos do esposo, os 20 netos e os três bisnetos. Na sala do casal, estantes abarrotadas de porta-retratos, que já pedem um espaço maior, de tão numerosos que são.
Quem narra o trailer dessa história de cinema, cujo roteiro a própria vida escreveu, é a repórter Fabiane De Carli Tedesco. Saiu com uma câmara (fotográfica) na mão e uma ideia na cabeça: saber sobre o primeiro cinema da cidade e desvendar um pouco do lendário Hotel Ideal, localizado na Getúlio Vargas, no prédio mais antigo da cidade, construído em 1938. Perfil que contém o essencial da vida de seus personagens, recomenda-se ser apreciado em um só gole. Boa leitura!

Nenhum comentário: