Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

eu@teamo.com.br

Minha primeira crítica literária do ano é bem amena. Encontrei “eu@teamo.com.br - o amor nos tempos da internet” por R$ 3, em um dos Sebos Ivete em Florianópolis nessas férias e o li durante uma viagem para o interior de São Paulo. Uma leitura tranqüila, sem muitas surpresas ou grandes divagações, mas que atende ao anseio de um leitor menos exigente, acredito.
O livro, lançado pela L&PM, de escrita simples, é composto por e-mails trocados entre a escritora Letícia Wierzchowski – muito bem recomendada pela conhecidíssima Martha Medeiros –, e Marcelo Pires, um publicitário porto-alegrense “perdido” em São Paulo que decidiu entrar em contato, no finalzinho do ano de 1998, com Letícia, que morava em Porto Alegre, depois de ter lido um livro seu.
Daí, surge uma paixão, um amor, um romance contemporâneo que resultou no namoro e no casamento dos dois. A pequena obra teve tiragem inicial de 200 exemplares e foi dada como lembrança aos convidados do casamento de Letícia e Marcelo, em 17 de setembro de 1999. Entre os pontos fortes do livro, as conversas inteligentes, a abertura para a identificação de uma geração fissurada em internet e um conto bastante criativo, “O menino que inquietava as estrelas”, que Letícia escreveu para Marcelo, incluso no livro, mandado também no e-mail do publicitário.
“Mas, na verdade, era espalhafatoso e, com espalhafato, chorou umas saudades ardidas da avó que lhe dera de presente aqueles olhos de céu. Nessa noite, as estrelas se inquietaram no firmamento, contentes, cadentes, pra dar espaço pra nova companhia que havia chego pra ficar.”
Letícia é autora de “O anjo e o resto de nós”, “Anuário de amores” e “Prata do tempo”. Já Marcelo, além de publicitário é também jornalista, colaborador da Folha de S. Paulo e autor do livro infantil “Liga-Desliga”.
“A história virtual de um amor de verdade”. Vale, através da obra, conhecer o trabalho da autora, o deleite de alguns minutos de leitura fácil e de inspiração para os tempos de internet.

Nenhum comentário: