Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Cine Sesc apresenta: “Edifício Master"
















A equipe bate na porta, pede licença e entra nos apartamentos, já com a câmera ligada

O Cine Sesc apresenta hoje (30), o filme “Edifício Master – Um filme sobre pessoas como você e eu”. Será no Sesc (Serviço Social do Comércio) Chapecó a partir das 20h. Produzido em 2002 pelo cineasta Eduardo Coutinho, o filme é um documentário, do gênero drama. É um filme livre para todos os públicos, que chega até o Sesc Chapecó através da Programadora Brasil – Central de Acesso ao Cinema Brasileiro.
A Programadora Brasil, segundo o site do órgão, é um programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, desenvolvido por meio da Cinemateca Brasileira e do CTAv (Centro Técnico do Audiovisual). Disponibiliza filmes e vídeos para pontos de exibição audiovisual de circuitos não-comerciais para promover o encontro do público com o cinema brasileiro. Ação para formar platéias, o pensamento crítico em torno da produção nacional, a Programadora Brasil representa a contribuição com a formação intelectual, social e cultural dos brasileiros.
No Sesc Chapecó, há dezenas de filmes provindos da Programadora Brasil, que traz filmes históricos, contemporâneos, muitos deles submetidos a um processo de tratamento. Filmes do melhor do cinema brasileiro, que são recuperados, passados para o DVD e exibidos gratuitamente ao público de todo o Brasil.
Cleber Bicigo, auxiliar da biblioteca do Sesc assistiu ao filme. “O edifício é antigo. Faz parte da mitologia urbana do Rio de Janeiro. Um edifício popular em um centro cultural e econômico. Um lugar historicamente privilegiado. Mas, ao mesmo tempo, o Edifício Master é um lugar à parte.”
Ele conta que o Edifício Master era conhecido pelas casas de massagem. “A promiscuidade, a prostituição eram muito grandes. Com o passar do tempo, com o trabalho dos síndicos, esse pessoal foi expulso. Depois disso, o Edifício Master se tornou um edifico residencial. O interessante é a abordagem atual do lugar, com a participação de pessoas de todas as procedências possíveis e imagináveis.”
A equipe bate na porta, pede licença e entra nos apartamentos, já com a câmera ligada. Conforme a recepção das pessoas, se dá ou não a entrevista. “Apartamentos pequenos que têm muito de clausura. São pessoas (homens, mulheres, de todas as idades) que vivem em uma megalópole, muitas delas sozinhas, numa espécie de confinamento, como se não conseguissem se inserir naquele meio.”

SINOPSE

Durante sete dias, uma equipe de cinema filmou o cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 apartamentos conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. O diretor Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.

Nenhum comentário: