Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vaneza Wons: Uma trajetória em alto e bom som



Desde a infância, Vaneza Wons é artista do salto, da bola e principalmente da vida. Atleta de qualquer modalidade do esporte que se insira, a menina, de apenas 16 anos, coleciona dezenas de medalhas e troféus – pequenas lembranças de suas admiráveis conquistas que, com ajuda digna de gente grande, tendem a crescer, salto após salto, gol após gol...

Em meio a um cenário bucólico e inspirador, que parece mais pertencer a um mundo paralelo e perdido, dos tempos imemoriais, talhado cuidadosamente por mãos divinas, mora uma outra obra-prima: Vaneza Wonz. Filha de família humilde e trabalhadora, que vive da agricultura na pequena Linha Marafon, no caminho de Santiago do Sul, a menina se destaca em qualquer modalidade esportiva que se insira, seja no atletismo, no futebol de campo, futebol suíço, de salão, handebol e até rodeio.
Com apenas 16 anos, sofrendo de uma considerável deficiência auditiva, Vaneza coleciona dezenas de medalhas e troféus, dependurados com zelo na parede da cozinha, com a qual ela não tem muita intimidade, não, já que seu talento se direciona não somente para atividades esportivas, como também para o trabalho braçal da roça, temido até mesmo pelos mais bravos peões de plantão.
Sua carreira esportiva começou ainda na infância, em Salto Saudades, numa época em que Vaneza era obrigada a treinar o salto a distância em montes de sabugo, pela falta de uma pista de areia. “Ela deixou o lado menina para se dedicar ao esporte”, diz o pai Deonir. “Certa vez o professor Eider Lanzarin disse pra ela: ‘vamos, Vaneza, pula.’ Mas ela nunca tinha pulado, mas já na primeira pulou”, completa a mãe Salete. Ali, em Salto Saudades, a atleta começou a mostrar os primeiros sinais do lugar que ocuparia no futuro: o 6° lugar no ranking brasileiro de salto a distância, disputado entre 23 estados, em Poços de Caldas (MG), além do 1° lugar no estadual e tantos outros títulos conquistados em cidades da região, como Quilombo, Pinhalzinho e Chapecó.
A deficiência auditiva nunca atrapalhou os planos de Vaneza, tendo competido normalmente com pessoas sem deficiência. A única coisa que atrapalha os sonhos da menina é mesmo a falta de incentivo para que ela siga em frente. Recentemente, a esportista deixou de participar de um campeonato estadual por falta de comunicação entre alguns responsáveis. Sem poder competir no estadual, Vaneza fica ainda impossibilitada de tentar o brasileiro. Caso competisse no campeonato estadual, certamente a atleta venceria, pois já alcança a marca de 5,12 metros no salto a distância, e o máximo que outras competidoras conseguiram chegar foi 4,55 metros.

(Publicado no Tribuna do Oeste em agosto de 2009)

Nenhum comentário: