Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Pelos direitos dos meninos e meninas, Disque 100!

Gapa Chapecó apóia o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. No dia 18 de maio é momento de mobilizar-se contra a violação dos direitos dos meninos e meninas do Brasil

 

No dia 18 de maio é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, data firmada em razão de um crime bárbaro praticado no ano de 1973, que deixou estarrecidas pessoas de todo o país: o Caso Araceli ou “Crime Araceli”, como ficou conhecido.
Araceli tinha apenas oito anos e foi cruelmente assassinada, após sofrer estupro. O crime aconteceu em Vitória, Espírito Santo, e ainda repercute, mais de três décadas depois. Embora a polícia, a Justiça e os próprios pais soubessem quem eram os assassinos, devido ao poder econômico de suas famílias, eles permaneceram impunes, transformando este caso em uma das maiores aberrações registradas pela Justiça brasileira.
A finalidade deste dia é mobilizar o governo e a sociedade civil para enfrentar, com mais efetividade, essa dinâmica cruel de violação dos direitos de meninas e meninos brasileiros. Mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta também é dever do Gapa Chapecó (Grupo de Apoio e Prevenção à Aids de Chapecó).
Segundo o diretor executivo do Gapa, Ricardo Malacarne, crianças e adolescentes vítimas de violência sexual podem estar vulneráveis e tornarem-se mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo. “Por isso, denuncie. Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar do seu município”, informa o diretor.

Nenhum comentário: